MENIBRAC MINISTÉRIO INFANTIL DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO DO JD. CAIUBI

MENIBRAC MINISTÉRIO INFANTIL DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO DO JD. CAIUBI
LEVANDO A MENSAGEM DA SALVAÇÃO AS CRIANÇAS

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para Edificação do Professor: DEFESA DA FÉ 02

OS CRENTES COLOCADOS À PROVA NO TESTEMUNHO E NO PROCEDIMENTO — INSTRUÇÕES EM 1 PEDRO 3.13-17

Lição 2 – PALAVRAS E FRASES IMPORTANTES

1.            v. 13 — “Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom?”
a.  zhlwtai. (zelotai) — traduzido como zeloso ou zelote, nome de uma facção de guerrilheiros que lutavam contra a dominação romana. O uso da palavra aqui é no sentido de ter zelo; que mostra interesse por algo ou alguém; cuidadoso; que é aplicado, pontual, cuidadoso, atento;
i.    Tito 2.14: “[Jesus] se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.
b.  ge,nhsqe (génesthe) do v. gi,nomai (gínomai) significa mais do que está nas versões analisadas — “se forem zelosos do bem”; ele implica uma idéia de conversão ou de “vir a ser”, “tornar-se”;
i.    2 Pedro 1.4:  “para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina”. A idéia é que o ser humano não é naturalmente praticante do bem e, como diz HOLMER (2008, p. 207), nem mesmo após a conversão. Os cristãos devem crescer na prática do bem.  
c.   maltratar X zelosos do bem: segundo MUELLER (1988, p. 193), o autor apresenta a lógica ideal, isto é, a prática do bem deve ser retribuída com o bem, porém como diz HOLMER (2008, p. 206, 207), o ambiente dos cristãos era hostil. Dificilmente, alguém retribui o bem com o mal, mas se isto acontecer, o cristão deve manter-se praticando bem. A exortação é que os cristãos persigam o bem com todo zelo, independente se isto será fácil ou difícil.
2.            v. 14a — “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois.”
a.  A construção “ainda que venhais a sofrer” indica que nem todos os cristãos estão sob perseguição, mas convivem com essa possibilidade constantemente (HOLMER, 2008, p. 207). O mesmo argumento ocorre em 2.19, 20 e 4.15-19.
b.  Justiça; segundo MUELLER (1988, p. 194), aqui se refere à religião dos cristãos, o que se fundamenta em comparação com 4.14, onde diz “pelo nome de Cristo, sois injuriados” e em 4.16 padecem “como cristãos”.  Em 2.24, diz que fomos libertos do pecado para que “vivamos para a justiça”. HOLMER (2008, p. 207) diz que o termo aqui significa o “bom e justo governo de Deus”, em ”contraste radical com tudo o que é mau”.
c.   Referência direta a Mt 5.10: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino de Deus” (NVI). MUELLER (idem) diz que a expressão significa “sofrer por procurar fazer a vontade Deus”.
d.  bem-aventuranças: Pedro usa o mesmo termo usado nas bem-aventuranças do Sermão do Monte (Mt 5.3-11). Na epístola, aparece em 4.14: “Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados (maka,rioi) sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus”.


3.            v. 14b — “Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;”
a.  Citação de Isaías 8.12, conforme a tradução da Septuaginta: “não temais o temor deles” (trad literal de MUELLER, 1988, p. 195) ou “não temais o que ele teme, nem tomeis isto por temível” (ARA). O temor é a antítese da esperança, mencionada no v. 15. Os cristãos não devem temer o que os infiéis temem, porque isso seria sinal de incredulidade.
b.  HOLMER (2008, p. 207): “Como, porém é possível superar o temor diante dos humanos?” E responde: “Pelo Temor a Deus”, conforme o v. 16.
4.            15a —  “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração”
a.  Continuação do versículo anterior, citando Isaías 8.13: “Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto”
b.  Santificar: Segundo MUELLER (1988, p. 195), não é um uso muito comum do verbo santificar. Normalmente, Deus santifica e o homem é santificado. Esta linguagem é influência do hebraico (Nm 20.12 “me santificardes”; 27.14 “me santificar”; Is 29.23 “santificarão o meu nome”; ver também Lv 10.13; 22.32; Ez 28.22,25), onde se aplica a Deus o verbo qadash no causativo (hifil). A frase aparece na oração do Pai Nosso: “Santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).
c.   Santificar a Cristo? Se Cristo é santo, como o homem pode santificá-lo?
i.    HILL (MUELLER, 1988, p. 195): significa “não somente reverenciar e honrar a Deus, como também glorificá-lo mediante a obediência aos seus mandamentos”.
ii.   BARTH (idem): significa levar “uma vida santa, digna da santidade de Cristo”.
iii. HOLMER (2008, p. 208): santo significa separado, portanto, “santificar o Senhor” significa atribuir a ele “uma posição absolutamente superior a tudo que é humano”.
iv.  Santidade objetiva: Cristo é santo objetivamente falando, independente da igreja, do mundo e de qualquer outra coisa; refere-se ao que Ele é nele mesmo.
v.   Santidade subjetiva: Santificar a Cristo diz respeito a sua santidade demonstrada na vida dos santos e na comunhão da igreja. Conclui-se que santificar a Cristo é honrar seu nome pelo modo de viver.
d.  A ordem “santificai a Cristo” tem duas qualificações:
i.    “como Senhor”: “santificai a Cristo como Senhor” (ARA, ARC e NVI); “santificai ao SENHOR Deus” (ACF ); “santificai em vossos corações a Cristo, o Senhor” (VC).
ii.   “em corações vossos”: coração como sede da vida interior, das afeições, dos sentimentos e pensamentos. Portanto, é no coração que Cristo deve ser santificado como Senhor.

5.            PARA REFLETIR
a.  Zelo: desejo de preservar um bem; temor de perder um bem; defesa do bem contra aqueles que supostamente desejam tomá-lo.
b.  Perseguição: por que a igreja é perseguida em alguns países? Por causa da hostilidade contra a fé cristã? Ou porque a fé cristã confronta a conduta alheia?
c.   Santidade: uma santidade que se expressa no temor a Deus, cuidado com os irmãos, amor pelo próximo e confrontação do mal onde e como ele se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário