MENIBRAC MINISTÉRIO INFANTIL DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO DO JD. CAIUBI

MENIBRAC MINISTÉRIO INFANTIL DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO DO JD. CAIUBI
LEVANDO A MENSAGEM DA SALVAÇÃO AS CRIANÇAS

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para Edificação do Professor: DEFESA DA FÉ 04

OS CRENTES COLOCADOS À PROVA NO TESTEMUNHO E NO PROCEDIMENTO — INSTRUÇÕES EM 1 PEDRO 3.13-17

Lição 4 - PALAVRAS E FRASES IMPORTANTES

1.            v. 16a — fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência,
a.  Literalmente: “mas com mansidão e temor tendo consciência boa”.
b.  Postura adequada para o testemunho: fala da forma como a resposta ou defesa deve ser oferecida aos que a buscam (MUELLER, 1988, p. 198).  A presença da conjunção adversativa indica que o zelo na prática do bem poderia levar a atitudes de orgulho e confronto. A mansidão corrige o relacionamento com o próximo evitando desvios que prejudiquem o testemunho.
i.    boa consciência: porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus (2.19).
ii.   consciência significa literalmente “saber com” e, segundo HOLMER (2008, p. 209), é a instância no ser humano que atesta se ele seguiu ou não aquilo que reconhece como bem. A expressão boa consciência aparece em 1 Pe 3.21: “uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus”.
iii. Atos 23.1: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje; Hb 13.18.
iv.   consciência pura: At 24.16; 1Tm 3.9; 2Tm 1.3.
v.   1 Timóteo 1.5: o amor procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia; negligenciar a fé e a boa consciência leva à ruína espiritual (1.19).
vi.  Consciência: cauterizada (1Tm 4.2), corrompida (Tt 1.15), má (Hb 10.22).
vii.Boa consciência forma uma unidade: aquela que Deus não deixa inquieta por causa de pecado e vergonha secretos, ocultos (HOLMER, 2008, p. 209).. 
viii.        Conclusão: Pode-se concluir, então, que a boa consciência é um testemunho de aprovação interior, ausência de culpa e censura nos atos.
2.            v. 16b — de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,
a.  Falam contra vós: as pessoas não esperam perfeição, mas coerência e realidade; quando os não-cristãos vêem a conduta individual e coletiva dos cristãos eles se sentem atraídos e crerão se encontrarem realidade.
b.  vv 2.12 e 4.14: os cristãos podem ser difamados mesmo quando praticam o bem; mas, o resultado que se espera da mansidão, temor e boa consciência é que os acusadores e difamadores sejam afinal envergonhados.
c.   o testemunho correto de Jesus sempre inclui o juízo de Deus sobre os pecados das pessoas; os não-crentes podem reagir tentando identificar pecados nos cristãos; nesse caso, só há uma resposta adequada: uma boa conduta em Cristo (HOLMER, 2008, p. 209).
d.  Boa conduta refere-se não apenas a atos específicos, mas a um padrão regular de conduta; produz efeitos em duas direções: para a própria pessoa, como boa consciência (2.19; 3.21) e para as pessoas em redor, especialmente aqueles que falam mal dos cristãos (MUELLER, 1988, p. 198,199).
e.  Literalmente: boa conduta em Cristo; o falar de Cristo deve ser acompanhado de um bom procedimento; avnastrofh, (anastrofé) quer dizer modo de vida, conduta, comportamento.
i.    1 Pe 1.15: tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento.
ii.   1.18 — resgatados do vosso fútil procedimento.
iii. 2.12 — mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios —
iv.  3.1,2: os maridos não-crentes seriam convencidos, sem necessidade de palavra, ao observarem o honesto comportamento de suas mulheres cristãs.
v.   2 Pe 3.11: devemos ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade (ver também Gl 1.3, minha conduta; Ef 4.22, trato passado; 1Tm 4.12; Hb 13.7, maneira de viver, ACF; Tg 3.13, proceder).
f.    A expressão “em Cristo”, segundo HOLMER (2008, p. 209) lembra que é Cristo que produz a boa conduta.   
3.            v. 17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
a.  Jesus: se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso Lc 6.33.
i.    1 Pe 2.15: Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem (avgaqopoiou/ntaj), façais emudecer a ignorância dos insensatos (também em 2.20).
ii.   João diz que aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus (3Jo 1.11).
b.  o fato de os não-crentes serem envergonhados não significa que parem de perseguir ou difamar; pode ser até mesmo que sofram perseguição ainda mais severa, porque atingiram os ímpios na sua consciência; (HOLMER, 2008, p. 210).  
4.            PARA REFLETIR
a.  Os crentes devem continuar praticando o bem, independente de a sociedade ao redor reconhecer isto ou não. A boa conduta cristã não impede que o mundo retribua com o mal, mas diante de Deus a boa conduta é preciosa e serve de julgamento contra os infiéis. Ao praticar o bem, os cristãos podem ter a certeza de estarem agradando a Deus. Não é resignação passiva do cristão, mas reconhecimento de que Deus está no controle da história e das circunstâncias (MUELLER, 1988, p. 200).
i.    1 Pe 2.20: Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.
b.  Cultivar relacionamento: a fé cristã é relacional em relação a Cristo (não há conhecimento de Cristo sem Cristo), aos irmãos (edificação) e a qualquer pessoa. Não há evangelização sem relacionamento com o próximo; se não conhecermos a mente das pessoas ao nosso redor como vamos comunicar o evangelho?  
c.  Medo e temor: em uma sociedade com graves problemas de violência, a quem você teme? Procure identificar as causas do medo ou do que o impede de praticar o bem. Procure aperfeiçoar o temor a Deus e santificar a Cristo como Senhor de fato de seu coração e conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário